06 - Bandeiras

Como fazer orçamento de uma bandeira?
Fabricamos bandeiras personalizadas, com o seu logotipo , e bandeiras com desenho padrão, como bandeiras de Países, Estados, Municípios, Igreja, Futebol, Carnaval, Associações, Instituições e assim por diante.

Algumas informações são necessárias para tal:

1 - Tipo de bandeira: uso externo ou interno. A escolha do tipo de tecido utilizado dependerá desta informação.
2 - medida de bandeira externa - Se for comprar pela primeira vez, forneça a altura do mastro e calcularemos o seu tamanho( ou veja explicaçoes abaixo).
3 - Se for para uso interno e ficar com outras bandeiras já existentes, verifique se o tecido das mesmas possui brilho e se os logotipos são bordados ou estampados, a fim de que forme um conjunto harmônico..
4 -Para bandeiras personalizadas (empresa, escola, clube, instituição, etc...), forneça além das informações acima a cor da bandeira e o logotipo a ser utilizado. Este deve, de preferência, vir desenhado em Corel Draw (informe caso nao tenha o desenho feito em Corel Draw). Quando o fundo for branco, temos condições de fornecer bandeiras com sombras ou degradês.  

Tipos de Bandeiras:
As bandeiras podem ser para uso externo (recebem sol e chuva ) ou para uso exclusivamente interno (gabinetes, salas de reunião, escritórios etc..). Estas últimas podem ser confeccionadas em tecido cetim, ser bordadas e vir ainda acompanhadas por roseta com fitas nas principais cores da bandeira, sendo esta presa ao mastro junto à inserção superior da bandeira. Verificar alternativas e valores no seguinte link de nosso site: CLIQUE  AQUI


Medidas das Bandeiras:
As bandeiras devem ter a largura(menor tamanho) igual ou menor do que a largura da Bandeira do Brasil quando hasteadas junto com a mesma.
A Bandeira Brasileira pode ser confeccionada em qualquer medida, desde que sejam mantidas as proporções padronizadas. Todo o seu desenho se baseia em medidas modulares (14 módulos para a largura, 20 para o comprimento e assim para cada estrela ou letra).
Denomina-se “1 pano” ou “tipo 1”a largura de 45 cm, medida esta que costuma servir de referência para as outras bandeiras também, embora cada qual siga o seu próprio estatuto.
Assim, uma bandeira do Brasil com 90 x 128 cm é chamada de 2p, e é a medida mais utilizada, tanto para mastros internos como para mastros externos ( em torno de 4,5 a 6,3 metros de altura).
A bandeira do Brasil , quando hasteada em mastro externo, tem sua menor medida (largura, ou seja, a parte que fica junto ao mastro) medindo entre 1/5 e 1/7 da altura do mastro.
As bandeiras internas costumam medir 2p, 2,5p ou 3p, o que depende do pé direito da sala e tamanho do recinto . Na maioria das salas utiliza-se mastros de 2 metros de altura, que com o pedestal fica com 210 cm. Neste caso podem ser usadas bandeiras medida 2p (a maioria) ou mesmo 2,5p (vide mastros e pedestais para uso interno).

As medidas mais comuns de Bandeiras do Brasil são:
1,0p = 45 x 64 cm
1,5p = 68 x 98 cm
2,0p = 90 x 128 cm
2,5p = 113 x 161 cm
3,0p = 135 x 193 cm
4,0p = 180 x 257 cm
5,0p = 225 x 321 cm
6,0p = 270 x 386 cm
7,0p = 315 x 450 cm

De acordo com a medida de mastros fixos ao solo se usa as seguintes bandeiras do Brasil:
1,0p = mastro medindo entre 225 e 315 cm
1,5p = mastro medindo entre 340 e 476 cm
2,0p = mastro medindo entre 450 x 630 cm
2,5p = mastro medindo entrre 565 e 791 cm
3,0p = mastro medindo entre 675 e 945 cm
4,0p = mastro medindo entre 900 e 1260 cm
5,0p = mastro medindo entre 1125 e 1575 cm
6,0p = mastro medindo entre 1350 e 1890 cm
7,0p = mastro medindo entre 1575 e 2205 cm

Posição das Bandeiras:
A Bandeira Nacional ocupa lugar de honra em todas as apresentações em nosso país, compreendido como uma posição :
· Central (quando com número ímpar de bandeiras) ou mais próxima do centro e à direita deste quando o número de bandeiras for par. Considera-se direita a posição da Bandeira em relação a uma pessoa colocada junto com a mesma e olhando para o público.
· Destacada à frente de outras bandeiras quando conduzida em formaturas ou desfiles.
· À direita de tribunas, púlpitos, mesas de reunião ou trabalho. Exemplos: 

Brasil Estado                    Estado Brasil Município                   Munic. Brasil Estado outro

Hasteamento das bandeiras:
Nas repartições públicas e organizações militares, quando a bandeira é hasteada em mastro colocado no solo, sua largura não deve ser maior que 1/5 nem menor que 1/7 da altura do mastro.
As bandeiras devem ser iluminadas à noite quando ficarem hasteadas.

Tipos de Tecido e confecção:
Habitualmente são utilizados tecidos sintéticos para a confecção das bandeiras. O mais comum são os tecidos 100% poliéster (todas as cores podem nela ser encontradas) e eventualmente para formatos maiores (4 panos ou mais)  tecidos à base de poliamida (nylon), com leque de cores bastante reduzido. Tecidos contendo algodão ou similares são desaconselhados devido à demora para que sequem, sofrendo assim o “efeito chicote” das pontas livres contra a própria bandeira e o mastro durante mais tempo. Todos os tecidos sofrem com o sol, vento e chuva e têm portanto duração limitada. 
Nas bandeiras externas visa-se sempre que ela tremule ao vento, e por isto o seu peso deve ser o menor possível (sobreposição de partes centrais bilateralmente sobre pano único quando possível - A bandeira do Brasil tem o quadro externo único, com sobreposição apenas do círculo azul central). Já as bandeiras internas costumam ser confeccionadas com frente e verso completas (2 lados inteiros)
As bandeiras internas podem ser confeccionadas em tecido cetim brilhante, ter o logotipo bordado e vir acompanhadas de rosetas e fitas. Ocorre que devido ao custo e praticidade muitos optam por usar internamente bandeira igual ao de uso externo( em tecido poliéster e com estampa).
Nós optamos pela forma como será confeccionada a bandeira a partir das informações fornecidas. 
Em linhas gerais:
Serigrafia: Quando o número de cores for pequeno no logo e o de bandeiras for grande. Para cada cor deve ser confeccionada uma arte e que será transformada em tela. O custo de todas as telas serão rateadas entre o número de bandeiras. Neste caso, quanto maior o número de bandeiras, menor o custo unitário.
impressão digital:  Uma arte  pode ser tratada para ser impressa em tecido branco. O pigmento se funde com o calor ao tecido e dá total segurança para uso externo. Serve principalmente para número pequeno de bandeiras, degradês, sombras e bandeiras de pequeno porte (veja "Pequeno Formato"). O número de cores não interfere no preço e sim a área a ser impressa e o tratamento do arquivo enviado. Existem fabricantes que só produzem bandeiras desta forma, imprimindo toda a bandeira sobre tecido branco, qualquer que seja a sua cor.

Cuidados com as bandeiras:
Duração: Estudos internacionais dão uma previsão de durabilidade de 90 dias para uma bandeira em tecido sintético, recolhida à noite e durante tempestades. Achamos tal previsão um pouco pessimista, mas sem dúvida sua duração depende de cuidados. Sua maior vulnerabilidade está nas pontas livres, que funcionam ao vento como um chicote e por isto estas devem ser periodicamente examinadas.
Caso perceba desgaste do tecido nestes locais, apare as pontas e faça nova bainha imediatamente.
O ideal seria o revezamento entre 2 bandeiras de tal sorte a dar um repouso periódico às fibras do tecido.
Lavagem: Bandeiras externas devem ser lavadas com água morna e sabão neutro. Não deixe de molho. Não dobre ou enrole sua bandeira enquanto estiver molhada.
As bandeiras para uso interno (cetim com bordados) somente podem ser lavadas a seco em local especializado. 

BANDEIRINHAS DE MESA:
Ler:  Pequeno Formato

ROSETAS COM FITAS
As rosetas podem acompanhar bandeiras de uso interno e dão um toque mais esmerado ao conjunto (pedestal, mastro, bandeira e roseta). Para sua confecção utiliza-se o mesmo tecido e as cores predominantes da bandeira.O seu tamanho é proporcional à bandeira. Existem regras neste sentido (ver acessórios).

TALABARTES
Os Talabartes são utilizados para apoiar a base de um mastro durante um desfile. Trata-se de uma faixa confeccionada nas cores da bandeira e que é apoiada no ombro possuindo um pequeno receptáculo fabricado em alumínio que fica na altura dos quadris (ver acessórios).

Caso tenha dúvidas quanto à escolha de sua bandeira, nos colocamos à disposição para ajudar no que pudermos. O Cerimonial do Palácio do Governo do Estado de  Santa Catarina tem nos fornecido total apoio neste sentido nos últimos 20 anos, o qual mais uma vez agradecemos.


 WhatsApp